26/09/2024 15h18 - Atualizado em 03/10/2024 21h18

Ceet Vasco Coutinho realiza evento em homenagem ao Dia Nacional dos Surdos

O Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho (Ceet Vasco Coutinho) foi palco de uma emocionante comemoração ao Dia Nacional dos Surdos (as) nesta quarta-feira. O evento, que reuniu alunos (as), professores e comunidade, teve como objetivo principal promover a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

Com uma programação diversificada e repleta de atividades, o Ceet Vasco Coutinho, que acolhe com muito carinho alunos (as) surdos (as), proporcionou um dia de muita alegria e aprendizado. A escolha da cor azul turquesa para simbolizar a data, em contraste com o passado sombrio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando pessoas surdas eram discriminadas, consideradas inferiores pelos nazistas e obrigadas a usar braçadeiras azuis, representa a riqueza cultural e a vibrante comunidade surda.

Setembro é um mês marcante para a história da educação de surdos no Brasil, pois em 1857 foi inaugurado o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no Rio de Janeiro, a primeira escola dedicada ao ensino de pessoas surdas no país.

O evento no Ceet Vasco Coutinho reforça o compromisso da instituição com a inclusão e a valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo um ambiente educacional acolhedor e que respeita a diversidade.

E para celebrar a data, o Ceet Vasco Coutinho, com a colaboração da professora de Libras Paula Coimbra (@pjunnia) e do aluno Pietro Kaike Ferreira do curso Técnico de Informática, compartilhou uma mensagem de inclusão e respeito. Juntos, celebramos a diversidade e reforçamos a importância de criar um ambiente acolhedor para todos!

Acesse o Instagram do Ceet Vasco Coutinho para saber mais sobre essa iniciativa e outras ações de inclusão da escola.

 

Serviço

Rede Social: @ceetvasco

Fotos: Divulgação