INFORMÁTICA

Duração e Carga Horária

Matutino e Vespertino: 1 ano e 6 meses (1200 horas, 03 módulos)
Noturno: 2 anos (1200 horas, 04 módulos)

Coordenadores

Matutino: Flaviano Freitas
Vespertino: Francisca de Souza
Noturno: Alysson Frizzera

Organização Curricular

 Informática.pdf

Sobre o curso

No Estado do Espírito Santo existe uma demanda muito grande por profissionais qualificados na área de informática. Essa demanda é verificada pelo grande potencial industrial do Estado que requer tecnologias modernas.

Dessa forma, o curso Técnico em Informática tem como objetivo formar pessoas capazes de exercer atividades de gestão, planejamento, operação e manutenção de computadores, comunicação de dados e desenvolvimento de softwares, de  spectos organizacionais e humanos, voltados para a produção de bens, serviços e conhecimentos.

Objetivo

Formar profissionais com ampla competência técnica, humanística e ética; capazes de desempenhar atividades como identificação dos elementos básicos de informática, sistemas operacionais, as diferentes linguagens de programação e os dispositivos móveis; comprometidos em atuar segundo princípios de ética e solidariedade, em prol do bem comum e da melhoria da qualidade de vida por meio de atitudes sustentáveis, pelo exercício de sua cidadania.

Mercado de Trabalho

A sociedade em que vivemos é hoje denominada Sociedade da Informação. Nela, as organizações não conseguem sub-existir, por muito tempo, sem as informações pertinentes aos seus processos internos e ao ambiente em que elas atuam.

Por isto, o Técnico em Informática encontrará demanda pelos seus conhecimentos em todas as organizações públicas ou privadas sejam elas comerciais, industriais ou até mesmo naquelas sem fins lucrativos. Prestando seus serviços profissionais ele poderá atuar tanto como um técnico de nível superior autônomo, como empresário do ramo de sistemas e tecnologia da informação ou como um empregado formal de uma empresa pública ou privada.

Além da carência no mercado de trabalho estadual por profissionais de informática pode-se de perceber, em anúncios publicados nos principais jornais locais e de outros estados, uma grande demanda, em nível nacional, por este tipos de profissionais.